10 dicas para quem usa Pen Drives

Lá se foi o tempo em que usávamos disquetes e CDs para transferir nossos arquivos de um computador para outro. Hoje a maneira mais conveniente para isso é usando os famosos e populares pen drives.

Claro que esses tipos de mídias não são as únicas para essa finalidade, mas a grande maioria utiliza o mesmo mecanismo: memórias flash, ou seja, seus arquivos são guardados eletronicamente em pequenos e sensíveis chips. Digo “sensíveis” porque ao menor descuido do usuário bye-bye valiosos arquivos.

Conheço gente que já perdeu monografia de faculdade porque não soube utilizar esse acessório tão útil. Outras ainda saem colocando sua pen drive em todo tipo de computador disseminando vírus por toda parte.

Foi pensando em tudo isso que resolvi criar esse artigo: para lhe ajudar a utilizar bem essa importante ferramenta.




1- Use para transportar arquivos! Alguém deve ter pensado “nossa descobriu a roda”, mas é aqui que muita gente se lasca. Pen drives são para TRANSPORTE de dados e não ARMAZENAMENTO de dados.

2- Mantenha uma cópia dos arquivos que estiver utilizando na sua pen drive em outro computador, assim você não corre o rico de perdê-los.

3- Evite usar a conexão USB frontal em outro computador que não seja o seu. Se os fios estiverem invertidos dentro do computador poderão queimar ou danificar sua pendrive.

4- Faça uma verificação completa à procura de vírus na sua pen drive após utilizá-la em outro computador. Isso evitará infectar máquina.

5- Não transporte junto com materiais magnéticos como imãs que podem danificar os dados que estiver na memória flash.

6- Antes de desconectar do computador utilize a opção Remover hardware com segurança no Windows ou a opção Desmontar no Linux para cortar o fluxo de energia na pen drive. Se não fizer isso pode danificar a memória ou os arquivos que estiverem nela.

7- Se seus dados forem confidenciais, utilize um programa para proteger sua pen drive com senha, assim você evita que seus dados caiam em mãos erradas em caso de perda ou roubo.

8- Não empreste para outras pessoas, geralmente elas não têm o mesmo cuidado que a gente.

9- Não compre suas pen drives em qualquer lugar. Procure de preferência uma boa loja de informática, ou se costuma comprar pela internet, opte por empresas com boa reputação e exija sempre nota fiscal. Hoje o mercado está inundado de pen drives piratas. Fica a dica!

10- Não despreze as dicas anteriores. Algumas podem parecer obvias ou até mesmo infantis, mas que aumentam e muito a vida útil desses acessórios e mantém seus dados a salvo.

Se você acha essas dicas importantes, compartilhe e ajude outras pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.